sexta-feira, 27 de maio de 2011

Carlota Grisi . ♥

 Carlotta Grisi, cujo nome verdadeiro é Marie Josephine Caronne Adele Grisi foi uma bailarina italiana. Ela nasceu em 28 de junho de 1819 em Visinada, Istria e faleceu no dia 20 de maio de 1899 em Saint-Jean, um distrito de Genebra, na Suíça. Ela foi treinada na escola de balé do Teatro alla Scala de Milão e, posteriormente, com a dançarina / balletmaster Jules Perrot.
Na sua estréia em Londres 1836 Grisi realizado com o feito danseur Jules Perrot. Em seguida ela apareceu em Paris, no Théâtre de la Renaissance (1840) e um ano depois, excursionou com Perrot para outras partes da Europa. Através de contatos Perrot, a dupla trabalhou em Paris, Londres, Viena, Munique e Milão, onde ela cantou e dançou. De seus dois talentos, era ela dança que foi aclamado. Ao dançar a coreografia Perrot, que nessa época estava recebendo muita atenção, ela ganhou a atenção notável de público e crítica.
Seu maior papel foi no entanto que a Giselle. A estreia mundial do ballet em dois atos, foi em 28 de junho de 1841 no Théâtre de l'Academie Royale de Musique, em Paris. A parte da Albrecht foi dançado por Lucien Petipa, (irmão do grande Marius Petipa), com a parte de Myrtha, Rainha das Wilis dançado por Adele Dumilatre. Isso causou uma sensação e inspirou seus alunos para proclamar Giselle a ser o maior balé do seu tempo e um sucessor triunfal ao romântico obra La Sylphide. Como tal, estabeleceu imediatamente Grisi como uma estrela em seu balé de longa-metragem primeiro em Paris. Seu salário passou de 5.000 francos para 12.000 em 1842 e 20.000 em 1844, com taxas de performance adicional no topo. Ele também marcou o início de uma mudança em seu relacionamento com Jules Perrot.
A última atuação de Grisi no oeste estava em Les Paul Taglioni de Metamorphoses (aka Satanella, 1849).
Em 1850, juntou-se Perrot, em São Petersburgo, na Rússia, onde tinha sido nomeado balletmaster, e ela dançou Giselle, no Teatro Bolshoi Kamenny Imperial. A Giselle primeiro na Rússia tinha sido dançado por Fanny Elssler, e assim a reação inicial à interpretação Grisi, do papel não foi entusiástica. No entanto, ao longo do tempo, os russos apreciado o seu talento. Ela foi Primeira Bailarina de São Petersburgo Imperial Teatros em St. Petersburg 1850-1853, trabalhando não só com Perrot, mas também José Mazilier que encenaram para ela La Jolie Fille de Gand e-Vert Vert especialmente para ela.
Em 1854, com a filha, ela deixou a Rússia para Varsóvia, onde ela pretendia continuar a dançar, mas ela ficou grávida pelo príncipe Radziwill Léon, que então convenceu-a a retirar-se do ballet no auge de sua fama. Grisi deu à luz sua segunda filha, Leontina Grisi, e, na idade de 34, instalou-se perto de Genebra, para passar os próximos 46 anos de sua vida na aposentadoria tranquila. Ela morreu em Saint-Jean, em Genebra, Suíça, em 20 de maio de 1899, um mês antes de seu aniversário de 80 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário