segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ballet Neoclassico




O Ballet Neoclássico é um balé que usa o estilo que usa o vocabulário do ballet tradicional, mas é menos rígido do que o balé clássico. Por exemplo, muitas vezes os bailarinos dançam em tempos mais extremos e executam movimentos mais livres.
O neoclássico é geralmente mais moderno e complexo do que o ballet clássico.
É o estilo do século 20. Inspira-se na avançada técnica de século 19. Balanchine utiliza movimentos de mãos (e, ocasionalmente, pés), transformou as posições das pernas e os trajes (com túnicas em vez de tutus) para distanciar-se do balé clássico e tradicionalmente romântico. O que sobra é a dança em si, mais sofisticada e moderna, mantendo a sapatilha de ponta, mas evitando a pantomina e o drama característica do ballet tradicional.
A dança moderna de Balanchine também trouxe mais bailarinos para dançar em sua Cia, a New York City Ballet, uma delas foi Paul Taylor em 1959. Balanchine também trabalhou com dança moderna, com a coreógrafa Martha Graham, expandindo às modernas técnicas e idéias. Também durante este período, os coreógrafos, como John Butler e Glen Tetley começaram a combinar conscientemente balé e técnicas modernas de experimentação. 


Obs: me desculpe a má qualidade do video , mas foi a dança que eu mais costei ! .

Um comentário: