terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tudo tem a sua história ...

O brilho de um balé não depende só dos dançarinos, da música, dos cenários. Figurinos elaborados realçam a beleza dos artistas e caracterizam os personagens. São fundamentais para a magia do espetáculo. O que o público não sabe é que até numa das companhias de balé mais famosas do mundo, o American Ballet Theatre, as roupas são reutilizadas e muitas estão velhas e remendadas.
A roupa da rainha das Willis, um dos principais papéis do balé Gisele, tem mais de 20 anos. Já foi usada por um número incontável de bailarinas. Está toda remendada e manchada e nas costas, presilhas mostram que ela foi adaptada mais de cinco vezes para bailarinas de tamanhos diferentes.
O chefe do guarda roupa, Bruce Horowitz, é responsável por manter as roupas em uso. Ele garante que o público nunca repara nas manchas e remendos das roupas antigas. A distância e a luz do palco criam a ilusão de que a roupa é nova, mas os fãs do balé criaram um novo fundo de doações para renovar o guarda roupa.
Aí, um novo vestido da rainha das Willis, estreado nesta temporada. A gaze brilha mais, branca como neve. O público e os bailarinos agradecem. Para manter as roupas limpas, elas são sempre lavadas, às vezes entre dois espetáculos no mesmo dia.
Bruce inventou um secador portátil que não destrói os tecidos delicados. Os tutus das bailarinas são secados e guardados de cabeça para baixo, para manter a forma. Para os jovens bailarinos, é emocionante usar roupas que já vestiram grandes nomes do passado, como Natalia Makarova e Mikhail Baryshnikov.
Bruce escreve os nomes de cada artista que usou a roupa na etiqueta. Um traje foi usado por Kevin Mckenzie, hoje diretor do balé, e agora veste o brasileiro Marcelo Gomes. “Você sente uma tradição com uma roupa dessa. Você botar uma roupa como do meu diretor que é o Kevin Mckenzie e eu falo pra ele eu estou com a sua roupa, antes de pisar no palco, realmente é uma emoção muito grande. Você sente ao mesmo tempo que a roupa conhece o balé. "
Marcelo, que faz par com a argentina Paloma Herrera em Gisele, ganhou roupa nova, feita só para ele. “O meu nome está naquela roupa e talvez quando eu sair da companhia uma outra pessoa vai ver e sentir a mesma emoção que eu sinto agora dançando numa roupa de Julio Bocca, Baryshnikov, Kevin Mckenzie, e isso é muito importante, ter aquele título na roupa, e você sente que realmente tem uma história. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário