quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A ilustre visita do Kirov no Brasil...

Tradicional companhia de balé da Rússia apresenta turnê pelo país

Kirov começa apresentação em São Paulo e depois passa pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Companhia está de volta ao país com a coreografia “O Lago dos Cisnes”.

Depois de dez anos, o Kirov, a mais tradicional companhia de balé da Rússia, está de volta ao Brasil com a coreografia "O Lago dos Cisnes".
A turnê começou nesta terça-feira (23) em São Paulo e vai passar por Belo Horizonte e Rio de Janeiro -- onde haverá uma apresentação de graça ao ar livre. Antes da estreia, Christiane Pelajo foi conhecer os bastidores do espetáculo.
A rotina deles é dura. Todos os dias fazem tudo igual. Uma, duas, três, dez, 20 vezes. Ensaiam dez horas por dia. Sete dias da semana. Normalmente, só têm uma folga por mês. Tudo isso pra chegar à perfeição.
Os bailarinos do Kirov desafiam os limites do próprio corpo, mas será que o corpo deles tem limite?
Às vezes, parece que os bailarinos não têm ossos. São 273 anos de história. A companhia foi criada em 1738.
A imperatriz da Rússia, na época, queria fundar uma escola de dança. Convidou o mestre francês Jean-Baptiste Landé para ir à Rússia com esta missão. O curioso é que ela queria uma escola de dança para os empregados do palácio. Ou seja, a mais famosa companhia de balé  do mundo nasceu para os plebeus.
Por seus palcos passaram os mais geniais bailarinos que o mundo já viu: Anna Pavlova, Rudolf Nureyev, Mikhail Baryshnikov.
Hoje é um dia especial, dia de estreia. Depois de 10 anos, o balé Kirov volta ao Brasil para uma série de apresentações. Dessa vez vieram cem bailarinos. Ekaterina Kondaurova faz parte deste grupo. É dela o principal personagem feminino.
Ekaterina confessa que não tem um só dia que acorde sem dor. Mas diz que gosta porque só assim se sente viva.
Sacrifício, dedicação, renúncia. A dança é tudo na vida dela. Pés bonitos no local não se veem. Não há um que resista, mas ele são tratados com tanto carinho.
A equipe do Jornal da Globo conseguiu entrar nos bastidores do balé Kirov, na coxia do Teatro Municipal de São Paulo. No palco, o corpo de baile do Kirov, fazia a primeira apresentação junto com a orquestra, que é brasileira. É uma espécie de ensaio geral. O espetáculo que o público vai ver é 'O Lago dos Cisnes'.
Apresentações:
Theatro Municipal de São Paulo
23 de agosto - 3ª feira - Lago dos Cisnes
24 de agosto - 4ª feira - Lago dos Cisnes
25 de agosto - 5ª feira- Lago dos Cisnes
26 de agosto - 6ª feira- Gala
27de agosto - sábado- Lago dos Cisnes
28 de agosto - domingo - Lago dos Cisnes
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
31 de agosto - 4ª feira- Lago dos Cisnes
1º de setembro - 5ª feira- Lago dos Cisnes
2 de setembro - 6ª feira- Lago dos Cisnes
3 de setembro - sábado - Lago dos Cisnes
4 de setembro - domingo - Lago dos Cisnes           
5 de setembro - 2ª feira- Gala
Palácio das Artes (Belo Horizonte)
8 de setembro - 5ª feira- Lago dos Cisnes
9 de setembro - 6ª feira- Lago dos Cisnes
10 de setembro - sábado - Lago dos Cisnes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário