segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carmen . ♥


Primeiro Ato :



Numa praça em Sevilha. A casa dos guardas. Em frente da praça situa-se uma fábrica de tabaco. Morales e outros soldados na praça divertem-se observando as pessoas que passam e cantam « Sur la place chacun passe ». Micaëla, uma bela moça entra à procura de Don José. Morales informa que Don José não está naquela esquadra, mas que virá com à próxima companhia de guarda. Entretanto os soldados ficariam encantados se ela ficasse à espera passando o tempo com eles divertindo-se, Micaëla resiste ao convite dizendo que virá mais tarde. Com a mudança dos guardas, Zuniga e Don José chegam acompanhados por um grupo de crianças em marcha que os imita satiricamente. Morales sem demora conta à Don José sobre a visita da bela moça. Don José dá-se conta que só pode ser Micaëla.
O tenente Zunigar recém chegado na cidade está particularmente interessado nas moças que trabalham na fabrica de tabaco, e pergunta à Don José se as moças são bonitas. Don José que não gosta tanto das mulheres da Andalucia responde dizendo que ele não dá nenhuma atenção às moças. Nisso toca o sino da fábrica e as moças dos cigarros aparecem na praça para o intervalo do almoço, onde todos os homens excluindo Don José as apreciam. As moças cantam que o amor dos homens é como o fumo dos cigarros delas. Subitamente os homens dizem: mas não vimos a Carmencita! Finalmente a fascinante moça cigana Carmen aparece, e deixa claro a todos que ela não está para ser apreciada pelos homens da praça. Carmen excita a multidão dos admiradores, canta o amor, e diz que o amor é imprevisível e não obedece nenhuma lei; é como um pássaro rebelde. (Habanera « L’amour est un oiseau rebelle »), depois do canto ela concentra atenção ao único homem da multidão que não lhe prestou nenhuma atenção: Don José. Com um gesto provocativo ela lança uma rosa vermelha para Don José. « Quelle effronterie ». Don José sente-se chateado e excitado ao mesmo tempo. Micaëla entra. Don José rapidamente esconde a flor na sua túnica. Micaëla vira-se e entrega-lhe para além de dinheiro uma carta e um beijinho por parte da mãe. Na carta, recebida através de Micaëla, que é órfã e foi criada pela mãe de Don José, ele lê que a mãe pede para ele voltar para o campo e casar-se com a Micaëla.
Don José decide concordar com a mãe dizendo que fará tudo o que ela desejar, que voltará para casa e casará com Micaëla, acreditando assim que o estranho encanto que teve por Carmen terá passado.
De repente há uma briga dentro da fabrica de tabaco. Zuniga manda Don José ver o que se passa. Carmen lutou com uma moça feriu-lhe na cara com uma faca. Zuniga pergunta a cigana se ela fez esse acto. Muita segura de si Carmen não responde e põe-se a cantarolar baixinho. Ela recusa-se a responder as interrogações de Zuniga. Este dá ordem à Don José para que lhe amarre as mãos e leve-a à prisão.
Enquanto Zuniga ausenta-se no interior da barraca para escrever a condenação, Carmen e Don José ficam sós. Ela seduz Don José e convida para irem divertir-se na barraca do amigo Lillas Pastias « Seguidilla – Prés de rampar de Seville». Assim diz a Don José para fazer de conta que vai atar fortemente as mãos dela, ao irem à prisão ela vai empurrar-lhe e ele deixa-se cair e assim ela fugirá. Don José atraído por Carmen obedece. Don José é preso quando se descobre que Carmem escapou.


Segundo Ato

Na taverna de Lillas Patias. Fora da cidade: é noite. Carmen com as amigas, Frasquita e Mercedés, estão a distrair a gente da cidade; os ciganos dançam ao canto da Carmen. Pastia quer fechar sua taverna pois é tarde, Zuniga tenta sem sucesso falar com as moças para irem ao teatro com ele, Carmen soube que Don José que esteve preso por sua culpa quando descobriram que ele deixo-a fugir, acabou de sair da prisão. As pessoas ouvem tiros e gritos do lado de fora, elogiando o famoso toireador Escamillo. Ao entrar na taverna Escamillo descreve-se como um bom toireador cantando o famoso canto do toireador. Sente-se logo atraído por Carmen. Mas ela não o encoraja mas ele diz que vai esperar e ter fé. A multidão acompanha-o enquanto ele sai pois ele deixa Carmen com as suas duas amigas e os dois contrabandistas El Dancairo e o El Remendado.
Os contrabandistas fazem a lista de tarefa das três moças na nova aventura que estão planeando. Frasquita e Mercedés estão ansiosas, mas Carmen diz que não pode participar porque está apaixonada. Os homens tentam convencer-lhe que seu namorado se junte ao grupo. Quando ouvem Don José que se aproxima cantando eles saem. Carmen expressa a alegria de ver-lo a dançar para ele. Quando de longe soa uma trompeta, Don José diz que deve partir para o quartel. Ela fica furiosa a acusa Don José não ter nenhum amor por ela, e provoca uma tensão entre os dois. Don José pega na flor escondida na sua túnica e diz que ele guardou aquela flor desde o primeiro dia que se encontraram. Carmen pede uma prova incondicional de seu amor: pede a Don José para fugir o serviço militar para viverem a mesma vida com ela e os amigos. Ele sente-se mal com essa sugestão apesar de gostar dela, e finalmente decide não abandonar o serviço militar. Zuniga entra, pois tinha prometido a Carmen que voltaria, pensando encontra-la só. Com ares de desprezo para com o seu subordinado Don José, ele fica incontrolavelmente raivoso ao encontra-los juntos, e provoca Don José. Don José tira a sua baioneta contra o seu superior. Os ciganos e os contrabandistas, convocados por Carmen, separam a briga, desarmam o oficial nervoso e o acompanham até à porta com uma certa cortesia irónica. Don José nessas condições não tem outra alternativa senão fugir do serviço militar, viver em perigo com os contrabandistas, e uma liberdade fora da lei.


Terceiro Ato:

Um lugar selvagem dos ciganos nas montanhas. O campo dos ciganos e contrabandistas, fica num lugar rodeado de rochas. Os contrabandistas vem de todos os cantos carregando mercadoria para o contrabando. Eles descansam depois duma longa caminhada em direcção a Sevilha. Don José está com muito remorso por ter desonrado o seu uniforme de soldado e a sua mãe, e pensa com nostalgia na mãe que vive numa aldeia perto do lugar onde se encontram. Carmen faz troça dele. Ela mostra que está cansada dele, mas ele ainda faz ciúmes por ela. Mecedés e Frasquita lêem o futuro nas cartas. Alegria e amor para uma, e um casamento lucrativo porém com viuvez precoce para outra. Carmen junta-se às duas. « Voyons, que j’esseie à mon tour…En vain éviter les réponses amères » tenta ler sua sorte. Não importa quantas vezes lê as cartas elas dizem a mesma coisa, morte para ela, e em seguida Don José.
Os contrabandistas identificaram os guardas aduaneiros da rampa de Sevilha. Carmen, Frasquita e Mercedés sabem qual é a acção delas. El Dancaïro chama as três moças pois precisam delas para distrair os guardas oficiais. Ele dá ordens a Don José para ficar de guarda no campo. Micaëla aparece, a procura de Don José. Antes de Don José se aperceber da presença da Micëla ele dispara com uma espingarda contra alguém que se aproxima do campo. Micaëla esconde-se. Escamillo aparece. Ele diz a Don José que vem ao encontro da Carmen, pois ouviu dizer que ela está cansada do actual namorado. Don José revela que o tal namorado é ele mesmo, assim põem-se a lutar. Os contrabandistas voltam e separam a luta. Escamilho convida todo o grupo para assistir a batalha dos toireadores de Sevilha onde ele vai ser o protagonista. Eles descobrem a presença da Micëla escondida num canto. Ela diz a Don José que a mãe está morrendo, ele deve partir para ver a mãe, obrigado a deixar Carmen, concorda partir para ver a mãe, mas, promete a Carmen que voltará. Escamillo, convenceu-se que o romance com a Carmen está conquistado com a partida de Don José, assim sai do campo cantando a distância a sua canção do toireador vencedor.


Quarto Ato 
Fora do prédio em Sevillha. A cena é colorida, com muitas actividades festivas, com muitos gritos dos vendedores das ruas. Os toureiros entram entusiasmados e são acolhidos com gritos e assobios da multidão. Escamillo entra com Carmen esplendidamente vestida de braços dados. Ele deixa Carmen fora e vai ao ringue. Frasquita e Mercedés dizem a Carmen que viram Don José no meio da multidão. Carmen diz que não tem medo dele. Don José aparece e confronta-se com Carmen, e mais uma vez declara o amor dele por ela e tenta convencê-la a fugir com ele. Ela recusa, e diz que a história do amor deles são águas passadas. Quando gritos e assobios se ouvem da arena, Carmen tira o anel que Don José ofereceu e atira com desdenho para o chão. Cheio de ciúmes Don José tira uma faca do bolso e esfaqueia Carmen até a morte, no mesmo momento em que Escamillo está sendo felicitado por sua vitória. Quando os amigos da Carmen aparem no lugar do drama Don José grita: fui eu quem a matou, podem-me prender, matei a minha Carmen adorada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário