quinta-feira, 26 de julho de 2012

É o Brasil brilhando lá fora.

Bailarino paraibano é chamado para intregrar companhia canadense

Luzemberg integra a Royal Winnipeg Ballet a partir de 7 de agosto.
Paraibano faz parte da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil desde 2004.

Do G1 PB
Comente agora
Luzemberg aprendeu o que era o balé na Escola Bolshoi (Foto: Vanderléia Macalossi/Divulgação Bolshoi)Luzemberg aprendeu o que era o balé na Escola Bolshoi (Foto: Vanderléia Macalossi/Divulgação Bolshoi)
Um bailarino paraibano, integrante da Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, foi contratado pela companhia do Canadá Royal Winnipeg Ballet. Luzemberg Santana, de 18 anos, recebeu um convite do diretor artístico Andre Lewis para que ele integrasse o corpo de baile da companhia a partir de 7 de agosto, segundo informou a assessoria da Escola Bolshoi. A companhia de balé da qual o paraibano vai fazer parte é mais antiga do Canadá e a com mais tempo de operação contínua da América do Norte.
Professor acompanhou a performance do bailarino durante o festival de dança de Rio do Sul (Foto: Aurea Silva/Divulgação Bolshoi)Professor acompanhou a performance do bailarino
em festival (Foto: Aurea Silva/Divulgação Bolshoi)
O jovem é de João Pessoa e participou do processo de seleção da Escola Bolshoi na Paraíba em 2003. Luzemberg concorreu com mais de 60 mil crianças, sendo essa uma das seleções mais disputadas que a Escola Bolshoi já realizou. Aprovado, em 2004 foi para Joinville junto com mais 10 crianças da Paraíba.

Quando chegou a Santa Catarina, Luzemberg não sabia ainda o que era balé e o que ia aprender. Ao longo dos anos foi crescendo e se tornando um bailarino completo. “Estou muito feliz com tudo que aprendi na Escola Bolshoi. A formatura e a contratação para a Cia. Jovem, foi a oportunidade do primeiro emprego, de amadurecer e adquirir mais experiência e novas técnicas”, comentou Luzemberg. “Tivemos aulas com professores consagrados e renomados. Tudo isso agregou no meu crescimento profissional. Agora vou saltar mais alto. Uma mudança ainda maior que estou disposto a enfrentar e viver pela dança”, concluiu.

A companhia canadense, localizada em Winnipeg, Manitoba, soube do trabalho de Luzemberg através do professor Philip Beamish, que esteve no Bolshoi Brasil em 2010 e esse ano acompanhou a performance do bailarino durante o festival de dança de Rio do Sul. Luzemberg já está inserido no elenco das próximas apresentações do Canadá Royal Winnipeg Ballet. Ele ainda receberá salário e benefícios conforme as leis canadenses. O paraibano é o 32º aluno da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que parte contratado rumo a palcos estrangeiros.

Um comentário:

  1. o melhor de tudo é que ele não e o único, são muitos os que brilham.
    lindos d+.

    ResponderExcluir