terça-feira, 3 de abril de 2012

História :

Uma das coisas que eu mais gosto de pesquisar é bailarinos que fizeram sucesso no passado e que hoje são grandes nomes da dança brasileira, e resolvi trazer um pouquinho do que ja pesquisei para vocês.
Começamos conhecendo Bertha Rozenblat, que recebeu de Eugenia Feodorova o nome artístico Bertha Rosanova. Iniciou os estudos de ballet na Escola de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro criada por Maria Olenewa, aos oito anos de idade.
Revelando enorme precocidade, Bertha ingressou no Corpo de Baile Oficial do Teatro Municipal do Rio de Janeiro aos 13 anos e despontou como a primeira bailarina do Teatro Municipal aos 15 anos. Em 1959, trouxe para o Rio o ballet “Lago dos Cisnes”, celebrando a primeira apresentação da versão completa da peça em todas as Américas [2. Bertha recebeu o título de primeira bailarina absoluta, título exclusivo de artistas considerados perfeitos, e inédito no ballet brasileiro.





Tatiana Leskova é uma bailarina de origem russa naturalizada brasileira.Leskova esteve à frente do Balé do Teatro Municipal do Rio, companhia clássica mais antiga do Brasil - por três vezes: a primeira em 1950, aos 27 anos, estendeu-se até 1964. Sendo coreógrafa de gênio e dotada de grande conhecimentos em artes plásticas, Leskova criou em 1960 uma coreografia, "Le foyer de la Danse" com música de...Ver mais
Angel Vianna, um dos nomes mais importantes na pesquisa do movimento no Brasil, começou a dançar em Belo Horizonte, com Carlos Leite. O casamento com Klauss Vianna, em 1955, trouxe uma longa e rica parceria na vida e na dança. Fundaram a primeira escola juntos em Belo Horizonte onde já aplicavam a multidisciplinaridade e começaram a pesquisar o movimento. Na década de 1960, mudam-se para o Rio de Janeiro onde se aproximam do teatro fazendo preparação corporal para atores. Angel influenciou toda uma geração com seu conhecimento sobre o corpo. Hoje, além de ministrar aulas e palestras, tem uma faculdade que leva seu nome, no Rio de Janeiro





Dalal Achcar, Marialuisa Noronha e Marcia Kubistchek
Fundada por Dalal, Márcia Kubitschek e Maria Luisa Noronha, a Associação de Ballet do RJ dedicou-se, ao longo de todos esses anos, ao ensino e à formação de novos bailarinos, em suas diferentes modalidades e níveis. Além disso, foi ela a principal responsável pelo precioso movimento de popularização do ballet no Brasil.

Por enquanto é so, mas prometo que ao passar do tempo eu vou postando mais curiosidades sobre o ballet brasileiro do passado.

Um comentário:

  1. EU TIVE O PRAZER E HONRA DE ASSISTIR UM PAS DE DEUX DIVINO DE BERTA ROSANOVA E JORGE SIQUEIRA NO PRIMEIRO FESTIVAL DE DANÇA NO BRASIL NO QUAL EU ERA UM DOS PARTICIPANTES.
    JOÂO WLADIMIR

    ResponderExcluir