quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saúde

Dor nas pernas é uma queixa muito comum em bailarinos. Sempre que nos depararmos com essa queixa, devemos pensar em alguns diagnósticos, como: lesões musculares da tíbia, sendo, periostite (Síndrome do estresse da tíbia medial) e lesão dos músculos da região anterior da perna, fratura de estresse e síndrome compartimental. Essas anormalidades podem ser distinguidas com base na história, exame físico e, muitas vezes, através de exames por imagem.
Agora vamos falar sobre lesões musculares da tíbia (perna):
dor nas pernas
Síndrome do estresse da tíbia medial é definida como uma condição que produz dor medial na tíbia (parte interna da perna). Sendo limitada à inflamação musculotendínea que envolve o sóleo (músculo profundo da parte posterior da perna) e as ligações fasciais (tecido conjuntivo que envolve os músculos), devendo-se excluir fratura de estresse e alterações isquêmicas, isto é, a síndrome compartimental.
É uma síndrome com prevalência maior entre os atletas corredores e atletas cujas atividades incluem saltos, como os bailarinos (que são artistas porém com o cuidado físico de um atleta). Os erros mais comuns consistem no excessivo aumento da freqüência, da duração e/ou da intensidade. Há literaturas que citam o excesso de pronação do pé (pé virado pra dentro) e a velocidade dessa pronação, como os aspectos biomecânicos mais importantes. A principal queixa é: dor difusa ao longo da borda medial da tíbia que, geralmente, melhora com o aquecimento.  À medida que há persistência no exercício, a dor se torna mais aguda, persistente, podendo surgir durante o movimento e o repouso.
A lesão dos músculos da região anterior da perna também tem como causa habitual o esforço prolongado e repetido sobre a musculatura da parte frontal (anterior) e externa (lateral) da tíbia. O principal sintoma é a dor ântero-lateral ao longo das faces anterior e lateral da tíbia.
A primeira medida a ser adotada é a redução do volume e intensidade das atividades físicas. Logo no início do tratamento, são usadas compressas geladas e modalidades eletroterapêuticas (aparelhos de fisioterapia). O alongamento da panturrilha e dos músculos da região lateral e anterior da perna também contribui para o alívio dos sintomas. Quando a dor desaparece pode se dar início à reabilitação progressiva, que envolve fortalecimento e alongamento da musculatura posterior, anterior, lateral e profunda da perna. O retorno das atividades físicas deve ser feito de forma gradativa com a finalidade de evitar o retorno do quadro.
Cuidem bem do seu corpo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário