quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Giorgi Melitonovich Balanchivadze

 
 
 
"Giorgi Melitonovich Balanchivadze  foi um coreógrafo.
Nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1904. Influenciado pelo pai, que era compositor, o jovem bailarino estudou composição e piano no Conservatório de Leningrado, o que fez com que se tornasse, segundo críticos da época, o coreógrafo de maior conhecimento musical de seu tempo.
Começou na Escola Imperial em 1914, onde veio a se formar sete anos depois. Estreou como coreógrafo em 1923, com um pequeno grupo de bailarinos, entre os quais Alexandra Danilova e no ano seguinte, sua companhia denominada "Os Bailarinos do Estado Russo" incursionou pelo estrangeiro para fugir para o mundo ocidental. E em 1934 fundou em Nova Iorque a School of American Ballet. E em 1948, cria a Companhia de balé Americano, o New York City Ballet, passando então, a trabalhar como mestre de balé e principal coreógrafo da Companhia, até a sua morte, em 1983.
Balanchine é reconhecido como o coreógrafo que revolucionou o pensamento e a visão sobre a dança no mundo, sendo responsável pela fusão dos conceitos modernos com as idéias tradicionais do balé clássico, o verdadeiro criador do bailado contemporâneo e um dos maiores influenciadores dos mestres da dança de nossos dias ."

A escola de George educava bailarinos de uma forma diferente, treinando suas qualidades de musicalidade, velocidade, dinâmica e pureza de linhas necessárias para interpretar seus balés, fugindo do ensino focado na técnica de aprendizado. A interpretação não era nem um pouco valorizada; Balanchine dizia que o balé não tinha de explicar nada e que não ligava para bailarinos que demonstravam sentimentalismo. Outra coisa que ele prezava muito era a musicalidade: "Tentamos sempre que possível nadar no tempo. A música é do tempo; a coreografia só existe como resultado da música.", dizia.
De acordo com o método, os passos deviam ser realizados tentando cobrir o máximo possível de espaço, com pliés "caprichados" e execução minuciosa dos exercícios, a não ser que fosse uma música rápida demais.
Uma característica marcante deste tipo de ensino era que as linhas do corpo eram muito consideradas; braços e pernas deviam estar totalmente de acordo com o eixo vertical do corpo; o en'dehors devia ser sempre no seu máximo; as quintas e quartas posições de pé muito "cruzadas" e a postura também é muito exigida.
 
 

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